Por que os anos 80 foi a melhor década de todos os tempos?

by

Não é nenhuma novidade a popularidade da década de 80, não é verdade? Os anos 80 foram inesquecíveis para o mundo da moda, do cinema e da música por diversas razões: inventou estilos, criou tendências, lançaram novos clássicos, enfim, eu ficaria horas e horas aqui listando tudo de bom que aconteceu naquela época, mas eu resolvi selecionar alguns dos principais fatores que comprovam o quanto os anos 80 foram a melhor década de todos os tempos \o/

anos80-01

A maioria dos novos clássicos oitentistas saíram da mente do gênio, mestre e rei dos anos 80: John Hughes. O cara praticamente inventou o gênero teen movie e muitos filmes que fizeram parte da nossa adolescência/juventude sofreram influência direta ou indireta dos seus trabalhos: 17 Outra Vez, A Mentira, 10 Coisas que Eu Odeio em Você… Além de alguns clássicos dele terem feito as suas tardes mais divertidas na infância: Curtindo a Vida Adoidado Férias Frustradas, por exemplo.

anos80-02

A geração Brat Pack foi um apelido dado ao grupo de jovens atores e atrizes que frequentemente apareciam juntos em filmes adolescentes dos anos 80. A maioria dos membros do grupo vieram de filmes do diretor John Hughes, Clube dos Cinco (+ uma vez a prova da importância dele para toda uma geração, gente) e do diretor Joel Schumacher, O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas. Os membros mais citados eram: Emilio Estevez, Anthony Michael Hall, Rob Lowe, Andrew McCarthy, Demi Moore, Judd Nelson, Molly Ringwald e Ally Sheedy.

anos80-03

O Glam Metal, mais conhecido como o bom e velho Rock Farofa (você pode não admitir, mas com certeza já cantarolou alguma música desses caras no chuveiro) fez o maior sucesso entre as garotas em meados dos anos 80 até início dos anos 90. As principais características das bandas eram cabelos longos (armados, lisos, encaracolados…), a combinação preto com brilho e muito lápis de olho (alguns usavam até gloss, gente do céu!). A maioria delas tiveram baladinhas de sucesso que os garotos odiavam gostar e as garotas amavam babar: I’ll Be There For You, I Remember You, Every Rose Has It’s Thorn, entre outras. Entre as bandas de Glam Metal mais bem sucedidas da história estão: Bon Jovi, Poison, Van Halen, Europe e Mötley Crüe. Vale lembrar que Bon Jovi se reinventou nas décadas seguintes e vive “disputando” o cargo de banda de rock mais lucrativa do ano ao lado dos irlandeses do U2.

anos80-04Se você viveu os anos 90 inteirinhos vai se lembrar de todos esses clássicos que trouxeram muita confusão para as suas tardes. Ainda resta alguma dúvida que os anos 80 foram a melhor década de todos os tempos? Conta pra mim *_*

“Você esperava os créditos finais do filme só para o Ferris mandar você ir para a casa”. 

04

Anos 80, John Hughes e Sessão da Tarde. Tudo isso É Muito Supimpa Girl!

6
Comentários
  • Bah Lopes
    fevereiro 19, 2015

    I <3 80s, mas você ME GANHOU no post quando falou do Glam Metal… Ah, cara, o que eu não daria para viver nessa época!
    Preciso dizer que estava ouvindo minha playlist aleatória como sempre, e logo que começou um simples Youth Gone Wild, foi quando eu comecei a ler a parte do Glam Metal (e, mais coincidentemente ainda, o gif estava no Skid Row <3).
    AMEI O POST, SEM MAIS <3

    (Ah, vi uns posts teus no grupo da Juicy Santos – caiçara também então? o/)

    Beijão!

    • Viviane Oliveira
      fevereiro 19, 2015

      Bah, eu amo Glam Metal, você não faz ideia. Tudo relacionado a essa fase do rock eu sou apaixonada, assim como os meus queridos anos 80 <3 Eu nasci em 88, então não vivi essa década, mas sofri influência direta do melhor dos anos 80. Eu vivo tudo que eu postei diariamente: filmes, bandas, cineasta favorito, então esse post é o que mais me define. Eu adoro Skid Row e a Barbie do Rock: muito amor apesar de amar incondicionalmente Bon Jovi dessa lista. Fico muito feliz que tenha amado o meu post, de verdade <3

      Sim, sou caiçara tbm hahaha \o/
      Beijinho, Bah!

  • Flavia Donohoe
    janeiro 18, 2017

    Que demais! Também sou dos anos 80 e vivi muito essa época, muitas saudades!

    • Viviane Oliveira
      janeiro 20, 2017

      Awn, babe que legal você ter vivido nessa época. Eu nasci no finalzinho, mas adoraria ter visto tudo dos anos 80 de pertinho
      Beijos, Flavia ✨

  • carlos flávio
    maio 22, 2017

    até para quem era criança nessa década, tudo era o máximo. Sou eterno amante dos anos 80, pois vivi minha infância bem aletre e ativa com as brincadeiras que hoje já não mais existem.

  • Newton
    junho 3, 2017

    Na minha opinião os anos 80 foram sem dúvida a melhor década, simplesmente porque o povo havia se libertado da ditadura veio então a liberdade de expressão , a censura no meio musical não censurava como antes as algemas foram quebradas. hoje infelizmente vivemos um caos só restam saudades!

  • T. Pearce
    junho 9, 2017

    John Hughes..esse manjava dos movie teen!!!

  • Luiz Fernando Retro
    dezembro 22, 2017

    Eu já tinha discutido (comigo mesmo) sobre qual década teria sido a mais inovadora em termos artísticos, e cheguei a mesma conclusão que vc, de fato os Anos 80 ditaram as influências para as demais décadas em praticamente qualquer aspecto (música, filmes, seriados, moda, games, etc).

    De fato uma década encantadora, embora minha infância tenha sido nos Anos 90 (minha década mais querida), entendo que muito do que eu curti na minha infância era coisa dos Anos 80. Muitos dos filmes que eu curti ou eram dos Anos 80 ou eram sequências de filmes dos Anos 80.

    Em termos de música eu vejo a imensa superioridade dos Anos 80, muitos clássicos que eu curto, principalmente Rock, são dessa época. Queria que a descoberta do tratamento da AIDS tivesse sido antes dos Anos 90, assim nós teríamos quem sabe lendas como o Freddy Mercury e Cazuza ainda vivos entre nós…

    Meus parabéns Supimpa Girl, gostei muito desta publicação. Vc mostrou um domínio cultura acima da média, abordou várias coisas distintas em um tema tão nostálgico, tão fascinante. Continue assim, com tanta inspiração em suas publicações, desejo a vc um excelente fim de ano. Grande abraço de uma criança dos Anos 90, fã dos Mamonas.

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *